ENVIE SUAS FOTOS PARA: MDOCTBA@GMAIL.COM

PARA MAIOR RAPIDEZ E AGILIDADE DO BLOG SERAO EXIBIDAS POUCAS POSTAGENS NA PAGINA INICIAL

PARA ACESSAR O RESTANTE DO CONTEUDO FAVOR CLICAR EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS", NO RODAPE DA PAGINA.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Momento Historico: Encontro entre a Sab e o Cantor (Ex Ministro da Cultura) Gilberto Gil - RJ

Em 27 de maio de 2011, a diretoria da Sociedade Amigos do Balão foi recebida pelo canto Gilberto Gil, ex-ministro da cultura. O encontro já agendado há alguns meses só dependia do retorno do cantor que estava em viagem para que fosse definida a data, vindo ocorrer nesta sexta, em virtude do evento São João Carioca que acontecerá na Quinta da Boa Vista no dia 12 de junho.


Antes de começarmos a colocar todos os pontos que nos levou, Gil pediu a palavra e externou de uma maneira dura, sua posição quanto ao balão junino: Sou apaixonado pelo balão com relação a sua plástica, mas reconheço que é perigoso, o fogo amedronta.

Confesso que não era bem o que esperávamos para um inicio de encontro, mas pudemos perceber que embora já tivesse soltado balão na sua infância e cantado em suas melodias, o universo dos balões já estava distante e a campanha negativa em torno do assunto já havia criado nele essa ressalva. Bastou alguns esclarecimentos para o ex-ministro se mostrar uma pessoa desprendida de preconceitos e que não fecha opinião pelo que a mídia fornece, buscou esclarecimentos sobre a lei, nos ouviu das culturas que praticam a soltura de balões e nos orientou e sugeriu algumas atitudes que devemos tomar para dar seqüência a desmistificação em torno do perigo do balão. Ficou de nos apoiar com o balão sem fogo por achar que esse é o caminho inicial para trazer mais da metade das pessoas que são contra para nosso lado e ficou de ver com o diretor da Globo Rio porque a emissora é irredutível em apoiar uma modalidade de balão não tipificada na lei e que vai ajudar ao baloeiro mudar o

modo de praticar sustentavelmente essa cultura.

O encontro também foi para firmarmos nossa presença no evento São João Carioca onde soltaríamos balões sem fogo na programação durante o dia, ficando a se confirmar após reunião entre os organizadores, Rede Globo e Prefeitura.

Após duas horas de conversa a SAB se despediu com o sentimento que valeu bastante esse início de relação, onde acreditamos, e buscaremos junto ao cantor, um apoio mais presente, como nas audiências públicas que estão por vir e processos junto ao Iphan de reconhecimento do balão que não causa incêndio como patrimônio imaterial.







Nenhum comentário: