ENVIE SUAS FOTOS PARA: MDOCTBA@GMAIL.COM

PARA MAIOR RAPIDEZ E AGILIDADE DO BLOG SERAO EXIBIDAS POUCAS POSTAGENS NA PAGINA INICIAL

PARA ACESSAR O RESTANTE DO CONTEUDO FAVOR CLICAR EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS", NO RODAPE DA PAGINA.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Postagem Especial:
60 MTS - COMETA RIO:
13/06/2015





















































































































































Ficha Tecnica:
Fonte http://www.planetabalao.com/balaodavez/cometa/index.htm

Turma: Cometa Rio.
Modelo do balão: Lapidado.
Molde: Lapidado Fabrício, mas alguns ajustes foram feitos a nosso gosto pelo Beto da Tropicália.
Tamanho: 60,10 metros.
Quantidade de Gomos: 180 gomos.
Largura máxima: 68cm.
Bainha de fechamento:  1,5cm.
Pape utilizado: balão feito no Hulk verde e todo forrado na seda.
Cintamento: aproximadamente 600 cintas de fio dental com durex.
Respiros: Nas fotos não se vê os respiros, furamos o hulk com um buraco maior com reforço e jogamos a forração em cima, depois em cada buraco fazíamos um X com estilete na forração, por isso não aparecem nas fotos.
Fechamento: cone da boca com 3 fios dentais grossos, segundo cone com 2 fios grossos, terceiro cone 2 fios e cone do bico 1 fio grosso. Balão feito em 4 cones de 15m cada.
Cola: Se for contar a cola usada em tudo, do fechamento a montagem dos fogos, usado mais de 100kg.
Diâmetro da boca: 6,20 m, feita com tubos de ferro.
Carga do Balão:
Tamanho da Rabiola dos fogos: 180 metros.
Tamanho de cada esteira: dez lados com diâmetro de 2,70mts.
Total de esteiras: 210 esteiras.
Forração das esteiras: Toda feita de papel 2º via.
Tamanho da gaiola: 1,90 altura, sendo 2,70 de diâmetro.
Cabresto de Boca: 20 metros até o telhado.
Adereço: Colocamos uma Carranca abaixo da boca do balão.
Telhado: todo feito com base de alumínio e chapa de alumínio adesivado por inteiro, tanto por cima e por baixo, arte do adesivo feita pelo Dudu da Raios de Sol SP, o telhado pesava 28kg.
Cortadinho: 6000 dúzias divididos em 210 esteiras.
Foguetes: 240 dúzias, divididos em 6 gaiolas, sendo 40 dúzias por gaiola.
Peso: Totalizando 2800kg, sem contar a bucha.
Bucha: 220kg com 21 rolos, sendo as 5 de baixo de cebo com parafina e as demais na parafina.
Projeto do Balão: Feito pelo Titata da Turma do Aviso.
Tempo de confecção: O balão foi feito em um 1 ano praticamente, depois vieram os problemas, tudo se tornou muito, então fomos fazendo aos poucos sem pressa, enfrentando todo tipo de obstáculos que se possa imaginar, e nessas idas e vindas até a data da soltura se foram 8 anos.
Data da soltura: 13/06/2015 um marco para nós da Turma Cometa Rio.
INÍCIO DE TUDO:
Após a soltura do nosso 47, não sendo como queríamos que fosse, decidimos que faríamos um maior e chegamos ao 60, foi quando em conversa com o Titata que falou que tinha uma decoração que ficaria excelente nesse nosso sonho, o mesmo nos mostrou e todos aprovaram, pois era uma decoração grande e bonita, que de longe você entenderia. Depois procuramos o Beto da Tropicália para fazer o molde pra gente a nosso gosto. Com tudo na mão partimos para dar inicio ao nosso maior sonho. 
CONFECÇÃO:
Esticamos a bobina de Hulk verde e cortamos logo os 4 cones do balão para dar logo um incentivo a mais na turma, daí fomos fechando os cones, cintando e guardávamos. Com os 4 cones prontos partimos pra forração, compramos bobinas de seda nas cores do Brasil para facilitar a confecção, pois as peças eram muito grandes, assim seria mais fácil.
Com tudo isso pronto partimos pra forrar os cones, era lindo ver a decoração toda batendo certinha, sem desandar nada, depois dos cones forrados que começou a dificultar, pois vinha as uniões de cone, decidimos unir e deixar em 2 cones de 30 metros, fizemos isso em nossa sede mesmo depois de varias a acrobacias para tal, com 2 cones de 30 prontos, fomos a caça de um local para uni-los, conseguimos um ótimo local que deu quase todo ele esticado, passamos uns dias de muita alegria nesse local, até que finalizamos tudo!
Depois de o balão pronto começamos a preparar a carga, mas ai que demos conta que tudo era muito, fomos fazendo tudo com calma e sem pressa para que ficasse tudo a nosso gosto e perfeito. Fizemos tudo na turma, esteiras, gaiolas, forrações, telhado, bucha, tudo foi feito por nós mesmos. Enfim acabamos com tudo depois de vários obstáculos enfrentados, deixamos tudo guardado um bom tempo sem mexer em nada até decidir quando e onde soltar. 
SOLTURA:
Esse seria nosso maior problema, pois precisávamos de um local seguro e com uma boa estrutura para abrigar todo material e que trabalhássemos sem pressa e em segurança, passamos messes e meses vendo vários lugares a todo canto do RJ, pensamos até em levar pra SP ou MG. Amigos de SP se disporiam a arrumar local e até ajudar na montagem do mesmo, mas depois de muito andar fomos levados a este lugar, onde tinha uma excelente estrutura para abrigar tudo (não tinha nem luz nem água), em Setembro de 2014 começamos a levar tudo pro local e lá passou a ser nossa sede até a data da soltura, depois de muito trabalho montando, tudo pronto.
Agora era esperar e ver a melhor data para soltar, então escolhemos essa semana, na terça feira começamos a colocar tudo no campo, era tanta coisa que parecia não ter fim, a dificuldade de levar foi imensa, mas estávamos determinados e tudo daria certo, dias cansativos e noites mal dormidas por todos com tanta adrenalina a flor da pele, quando na sexta feira começou a chover, cobrimos tudo correndo, mas não paramos, pois a previsão era sol no sábado(data que escolhemos) e assim foi, mas nossa preocupação não era só essa, pois queríamos que todos vissem o balão subir, mas infelizmente sabemos o que estamos passando nos dias de hoje, estamos sendo cassados como bandidos, por esse motivo tivemos que esconder ao máximo o balão, pois sabemos que se fosse descoberto perderíamos tudo, anos de trabalho jogados fora.
Enfim conseguimos, tudo ajudou, a chuva parou o tempo abriu de madrugada, era só esperar a hora e encher nosso sonho, as 5 da manhã começamos a inflar o gigante, foi ficando de pé e a adrenalina só aumentava, ver aquele monstro cheio, lindo, tudo era difícil, mas fomos adiante e após acender a bucha que a adrenalina parecia que ia explodir, sabíamos o que tínhamos criado, era muita responsabilidade, e o peso era imenso que ele levaria, tínhamos feito uma reunião e decidimos que a qualquer dúvida cortaríamos seja o que for pra ele sair em segurança.
Ele foi levantando tudo sem dar conta de nada, parecia brincar com tanto peso, foi quando alguém gritou que havia estourado o balão que já estava na última parte das esteiras (mas não estourou), não pensamos duas vezes, cortamos e liberamos nosso sonho que foi desfilando lentamente e pegando altura, soltando tudo como queríamos e desejamos, inacreditável, mas fomos vendo nossa Lenda virando História. 


Nenhum comentário: